Um grupo de 52 brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcou na noite de quarta-feira (10) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. O voo, que fez escala em Bogotá antes de chegar a Minas Gerais, representa a 20ª operação de repatriação realizada somente em 2025.
O processo de deportação tem se intensificado significativamente nos últimos meses, com mais de 1,8 mil brasileiros repatriados desde o início do ano em operações humanitárias organizadas pelo governo federal. A maioria dos cidadãos retornados é proveniente dos Estados Unidos.
De acordo com informações do ministério responsável, houve uma mudança significativa na frequência das deportações desde agosto do ano passado. O governo norte-americano aumentou o ritmo das operações, passando de voos quinzenais para semanais, evidenciando uma aceleração no processo de repatriação de imigrantes em situação irregular.
Entre os passageiros do voo desta quarta-feira, encontravam-se três crianças e dois idosos. Ana Maria Gomes, coordenadora do programa Aqui é Brasil, do Ministério dos Direitos Humanos, afirmou: “A gente está dando todo o atendimento necessário para esse público específico e recebendo com muito carinho, dignidade e humanismo. Houve entrega de kits lanche, doações da Natura e apoio para quem precisa se deslocar para casa”.