A Defesa Civil do Estado de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (15) a mobilização do Gabinete de Crise para o período de estiagem. A operação, que funcionará das 6h às 18h no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), no Palácio dos Bandeirantes, marca o primeiro movimento da Operação SP Sem Fogo em 2025.
O cenário que motivou a ação é preocupante, com previsões indicando que a última semana do inverno será a mais crítica em termos de estiagem, apresentando nível de emergência para queimadas. As regiões centro-oeste, norte, oeste e noroeste do estado estão sob maior atenção devido às altas temperaturas e baixíssimos índices de umidade relativa do ar.
O Gabinete de Crise contará com a participação presencial de diversos órgãos estaduais e parceiros, incluindo:
* Corpo de Bombeiros
* Fundação Florestal
* Comando de Aviação da Polícia Militar
* Polícia Rodoviária e Ambiental
* Secretaria Estadual de Agricultura
* Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística
* DER
A iniciativa tem como principal objetivo otimizar as respostas às ocorrências de incêndios, diminuindo o tempo de mobilização de recursos e garantindo maior eficiência no combate a eventos críticos.
O coronel Henguel Ricardo Pereira, coordenador estadual da Defesa Civil, ressaltou a importância da medida: “Estamos diante de um cenário de risco que exige muita atenção, além da união de esforços e respostas rápidas. A presença integrada das instituições permite salvar vidas, proteger o meio ambiente e minimizar os prejuízos causados pela estiagem”.
O período de estiagem em São Paulo, que tradicionalmente ocorre entre julho e outubro, demanda atenção especial devido às condições climáticas que favorecem incêndios, afetam a qualidade do ar e apresentam riscos diretos à saúde da população.