O empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, será ouvido pela CPI do INSS no Congresso nesta segunda-feira (15 de setembro), após sua prisão na última sexta-feira durante a Operação Sem Desconto, que investiga fraudes envolvendo aposentados e pensionistas.
A audiência, marcada para as 16h, foi confirmada pelo presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), após a defesa do empresário manifestar interesse em comparecer. O ministro André Mendonça, do STF, que determinou sua prisão, estabeleceu que a presença seria opcional.
* A Polícia Federal destacou em seu relatório a “influência política” significativa de Antunes, que frequentava regularmente gabinetes no Congresso e na Esplanada dos Ministérios. Esta influência, segundo os investigadores, poderia ser usada para interferir nas investigações.
* Os investigadores ressaltaram a “grande capacidade intimidatória” do empresário, citando sua extensa rede de contatos, poder financeiro e comportamento destemido, demonstrando aparente certeza de impunidade.
* Uma testemunha em São Paulo relatou ter recebido “ameaças de morte” de Antunes, além de informar que o empresário começou a “dilapidar seu patrimônio” após a operação da PF, com intenções de se capitalizar e possivelmente deixar o país rumo aos Estados Unidos.
A defesa do empresário informou que se manifestará apenas nos autos do processo.