A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta quinta-feira (11) uma mudança significativa em relação à final da Copa Sul-Americana 2025. A decisão, originalmente programada para acontecer no Estádio “Tahuichi” Ramón Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, será realizada em Assunção, no Paraguai. A data do evento permanece inalterada, mantendo-se para 22 de novembro.
A alteração foi determinada após uma recente inspeção técnica realizada pela Conmebol no estádio boliviano, que identificou diversos problemas estruturais e de cronograma. Em comunicado oficial, a entidade explicou os motivos da mudança:
* A última vistoria técnica no Estádio “Tahuichi” Ramón Aguilera apresentou “dados preocupantes quanto ao cumprimento dos prazos e do cronograma de obras e melhorias necessárias” para sediar o evento.
* O relatório técnico concluiu que não haveria tempo suficiente para a finalização das obras necessárias, mesmo após esgotados todos os prazos considerados razoáveis.
* A Conmebol enfatizou que a mudança visa “preservar o alto padrão de qualidade da final da CONMEBOL Sudamericana e garantir o cumprimento com excelência dos compromissos assumidos com os torcedores, clubes participantes, patrocinadores e marcas associadas”.
A entidade sul-americana já iniciou as tratativas com o Governo do Paraguai e a Associação Paraguaia de Futebol (APF) para coordenar os preparativos do evento, embora ainda não tenha confirmado qual será o estádio escolhido para sediar a final.
Vale ressaltar que não é a primeira vez que Assunção recebe a decisão da Sul-Americana. A final de 2024, disputada entre Racing e Cruzeiro, também foi realizada na capital paraguaia, no Estádio General Pablo Rojas.