O senador Ciro Nogueira (PP-PI) e o blogueiro bolsonarista Paulo Figueiredo protagonizaram um debate público sobre a unificação da direita e a questão da anistia aos envolvidos em eventos políticos recentes. A discussão teve início após Nogueira fazer um apelo por “bom senso” nas redes sociais.
O embate começou quando Ciro Nogueira publicou uma mensagem alertando sobre a necessidade de união da direita: “Já está passando de todos os limites a falta de bom senso na direita, digo aqui a centro-direita, a própria direita e seu extremo. Ou nos unificamos ou vamos jogar fora uma eleição ganha outra vez”.
* Paulo Figueiredo respondeu defendendo uma anistia ampla, geral e irrestrita como solução para a crise diplomática com os Estados Unidos, questionando a eficácia de acordos com “o establishment”
* Em resposta, Ciro Nogueira afirmou: “Paulo, respeito suas opiniões, embora não concorde com diversas. Como político com responsabilidade perante a História, tenho duas grandes preocupações”
* O senador expressou preocupação com a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro, considerando “uma crueldade deixar um homem de bem e honesto preso por muito mais tempo, nas condições de saúde em que está”
A discussão ocorre em um momento de articulação política significativa, com o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) buscando apoio para uma proposta alternativa à anistia ampla. Sua proposta visa modificar pontualmente o Código Penal para reduzir penas consideradas excessivas, especialmente relacionadas aos eventos de 8 de janeiro de 2023.
O debate também se insere no contexto das movimentações para as eleições de 2026, com Eduardo Bolsonaro (PL-SP) manifestando interesse em disputar a Presidência caso seu pai seja impedido judicialmente. Enquanto isso, nomes do centrão, incluindo Ciro Nogueira, articulam-se em torno de alternativas como o governador Tarcísio de Freitas.