O cenário político em Minas Gerais para 2026 já começa a se desenhar com potenciais candidatos tanto do lado do presidente Lula quanto do ex-presidente Bolsonaro. As articulações políticas revelam uma disputa que promete ser acirrada no estado, com nomes de peso sendo considerados para diferentes posições.
O presidente Lula tem um plano mais definido para Minas Gerais, focando em três nomes principais:
* Rodrigo Pacheco (PSD), atual senador e ex-presidente do Congresso Nacional, é cotado como candidato ao governo do estado
* Alexandre Silveira (PSD), ministro de Minas e Energia, está sendo considerado para disputar o Senado
* Marília Campos (PT), atual prefeita de Contagem, pode integrar tanto a chapa ao governo estadual quanto concorrer ao Senado, possibilidade que ela própria confirmou em entrevista
Por outro lado, Bolsonaro apresenta um leque mais amplo de possíveis aliados para as disputas eleitorais. Para o governo do estado, destacam-se:
* O deputado federal Nikolas Ferreira (PL)
* O senador Cleitinho (Republicanos)
Para a disputa ao Senado, a lista de pré-candidatos inclui:
* Deputados federais Domingos Sávio, Eros Biondini e Maurício do Vôlei
* Deputado estadual Cabo Caporezzo
* O influenciador Marco Antônio “Superman”
* O vereador homônimo
A escolha final do candidato ao Senado será definida pessoalmente por Bolsonaro, tendo como um dos critérios principais a postura de enfrentamento ao Supremo Tribunal Federal.
Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do PL, estabeleceu metas ambiciosas para o partido nas próximas eleições, visando eleger 30 senadores e 120 deputados federais.