O Atlético Mineiro anunciou na noite de terça-feira (2 de setembro) a contratação do técnico argentino Jorge Sampaoli, que retorna ao clube para sua segunda passagem. O treinador de 65 anos assinou contrato válido até o final de 2027, ocupando a vaga deixada por Cuca, demitido na última sexta-feira após uma série de resultados negativos.
“Sampaoli retorna para sua segunda passagem como comandante alvinegro! Com 65 anos e grandes trabalhos no currículo, o técnico assina vínculo válido até o final de 2027!”, anunciou o clube em comunicado oficial.
O momento do Atlético-MG é delicado, ocupando a 14ª posição no Campeonato Brasileiro com 24 pontos, apenas dois acima da zona de rebaixamento. Na Copa do Brasil, o time sofreu derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro no jogo de ida das quartas de final, resultado que culminou na saída de Cuca.
* Sampaoli estava livre no mercado desde janeiro, quando deixou o Rennes da França após breve passagem de apenas dez partidas
* Sua primeira passagem pelo Atlético-MG ocorreu entre março de 2020 e fevereiro de 2021, durante o período da pandemia
* No futebol brasileiro, o treinador também comandou Santos e Flamengo, além de ter experiência europeia com Sevilla e Olympique de Marselha
O argentino chega com desafios importantes pela frente. Além de tentar reverter a situação no Campeonato Brasileiro, terá que buscar a classificação contra o Cruzeiro na Copa do Brasil, em partida marcada para 11 de setembro no Mineirão. Na Copa Sul-Americana, o Galo enfrentará o Bolívar nas quartas de final, com jogos programados para 17 e 24 de setembro.
Sampaoli possui em seu currículo conquistas importantes, incluindo uma Copa América com a seleção chilena em 2015 e uma Copa Sul-Americana com a Universidad de Chile em 2011. Ele substitui Cuca, que deixa o clube após uma passagem histórica marcada por conquistas expressivas como a Copa Libertadores de 2013, Brasileirão e Copa do Brasil em 2021, além de quatro títulos do Campeonato Mineiro.