O Hospital Regional de Teófilo Otoni (HRTO) está prestes a se tornar uma realidade para mais de 1,5 milhão de habitantes da macrorregião Nordeste de Minas Gerais. Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8), foi selado um acordo que garante recursos para a conclusão e equipagem do maior hospital filantrópico do interior do estado.
O acordo, assinado no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), assegura um repasse de R$ 127,5 milhões, provenientes do acordo judicial da tragédia de Brumadinho, destinados à aquisição de equipamentos, itens permanentes e materiais de consumo, além de pequenas obras necessárias.
* O início dos atendimentos está previsto para o começo de 2026, com um período de aproximadamente seis meses dedicado a adaptações estruturais, instalação de equipamentos e processo de contratações
* Uma das principais adaptações necessárias é o reforço no teto para suportar aparelhos de hemodinâmica, fundamentais para o setor de cardiologia
O Instituto Mário Penna, responsável pela gestão do hospital, já iniciou os preparativos para a operação. 350 técnicos de enfermagem já foram capacitados para compor as primeiras equipes.
O projeto passou por adaptações e agora prevê 432 leitos, um aumento em relação aos 427 inicialmente planejados. O número definitivo será confirmado com a entrega final da unidade. Com o hospital em pleno funcionamento, a expectativa é a geração de aproximadamente 3 mil empregos diretos e indiretos.