Um ataque cibernético direcionado aos sistemas da Collins Aerospace provocou uma série de transtornos em importantes aeroportos europeus neste sábado, 20, afetando principalmente os serviços de check-in e embarque de passageiros.
O incidente, que teve início na noite de sexta-feira, 19 de setembro, impactou significativamente as operações aeroportuárias, forçando diversos terminais a recorrer a procedimentos manuais para processar passageiros e bagagens.
* O Aeroporto de Bruxelas foi um dos primeiros a reportar o problema, informando através de comunicado oficial que “Houve um ataque cibernético na sexta-feira à noite, 19 de setembro, contra o provedor de serviços de sistemas de check-in e embarque, afetando vários aeroportos europeus, incluindo o Aeroporto de Bruxelas”.
* No Aeroporto Brandemburgo, em Berlim, as autoridades optaram por desconectar os sistemas como medida preventiva após a confirmação do ataque ao provedor de serviços.
* O Aeroporto de Heathrow, o mais movimentado da Europa, também confirmou problemas técnicos com seu provedor de serviços, embora tenha usado uma linguagem mais cautelosa em seu comunicado.
A Collins Aerospace, subsidiária da RTX Corp. (antiga Raytheon Technologies), é responsável por fornecer tecnologia crucial para operações aeroportuárias, incluindo sistemas que permitem check-in automatizado, impressão de cartões de embarque e processamento de bagagens em quiosques de autoatendimento.
O ataque não afetou todos os aeroportos europeus de maneira uniforme. Os aeroportos parisienses de Roissy, Orly e Le Bourget, por exemplo, não reportaram qualquer interrupção em seus serviços.
A empresa, fundada em 2018, não disponibilizou representantes para comentar o incidente em sua base britânica, localizada próxima ao aeroporto de Gatwick, em Londres.
As autoridades aeroportuárias afetadas orientaram os passageiros a verificarem o status de seus voos e emitiram pedidos de desculpas pelos transtornos causados.