O ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil definiu sua nova filiação partidária, confirmando seu ingresso no PDT após reunião com o presidente nacional do partido, o ex-ministro Carlos Lupi, realizada no início desta semana.
A trajetória política de Alexandre Kalil é marcada por diversas mudanças partidárias ao longo dos anos. Sua jornada inclui passagens por diferentes legendas, demonstrando uma movimentação significativa no cenário político mineiro.
* Em 2014, Kalil iniciou sua carreira política no PSB, onde se filiou para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, porém desistiu da candidatura antes do pleito
* Em 2016, migrou para o PHS, partido pelo qual conquistou a prefeitura de Belo Horizonte
* Em 2020, já filiado ao PSD, conseguiu sua reeleição como prefeito da capital mineira
* Em 2022, ainda pelo PSD, disputou o governo de Minas Gerais, sendo derrotado no primeiro turno pelo atual governador Romeu Zema (Novo)
No ano anterior, Kalil chegou a anunciar sua possível filiação ao Republicanos, em apoio à candidatura do deputado Mauro Tramonte à prefeitura de Belo Horizonte, mas a mudança não se concretizou.
O PDT será o quarto partido na trajetória política do ex-prefeito, que surge como um dos possíveis candidatos ao governo de Minas Gerais em 2026, embora também considere uma eventual candidatura ao Senado.