Adolescente usa jogo Roblox para abusar de criança no RS

Adolescente usa jogo Roblox para abusar de criança no RS

Polícia Civil investiga caso de adolescente que exigia fotos íntimas e automutilação de criança de 12 anos através do jogo virtual Roblox

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou uma operação contra um adolescente de Ribeirão Preto (SP) suspeito de usar o Roblox para solicitar fotos íntimas e exigir automutilação de uma criança de 12 anos, moradora do interior do RS. O caso, revelado nesta sexta-feira (12), envolve múltiplas plataformas digitais e comportamento predatório.

Segundo o delegado Marcos Vinícius Nespolo de David, a investigação analisa possíveis atos análogos aos crimes de perseguição, violência psicológica contra mulher, lesão corporal e armazenamento de conteúdo de pornografia infantil, além de possível estupro virtual.

“Este jogo funciona como uma plataforma em que você pode criar outros jogos, a ideia é a interação entre os jogadores. Nesta interação, os dois se conheceram, começaram a conversar pelo chat e ele começou a pedir nudes. Ela mandou fotos íntimas com o rosto, a pedido dele, e ele passou a exigir outros conteúdos de caráter vexatório, sexual e, no fim, começou a pedir para que ela se automutilasse. Foi quando ela não suportou e contou para a mãe”, explica o delegado. As informações são do G1.

Medidas Judiciais Autorizadas:

* Busca e apreensão de dispositivos eletrônicos
* Análise técnica imediata dos equipamentos
* Afastamento de sigilos telemáticos e telefônicos
* Proibição de contato com a vítima e familiares
* Remoção das contas em redes sociais do investigado

O suspeito utilizava múltiplos perfis em diferentes plataformas como Roblox, TikTok, Instagram e WhatsApp para manter contato com a vítima, submetendo-a a manipulações psicológicas constantes.

Orientações da Polícia Civil:

* Nunca compartilhar fotos íntimas ou dados pessoais com desconhecidos
* Manter diálogo aberto com os filhos sobre situações suspeitas
* Procurar imediatamente a polícia em caso de chantagem virtual
* Registrar ocorrência em delegacia ou pela Delegacia Online
* Acionar o Conselho Tutelar em casos envolvendo menores

A plataforma Roblox, em seu site oficial, afirma manter filtros de texto no chat para bloquear conteúdo inapropriado, especialmente para usuários menores de 13 anos, incluindo bloqueio de informações pessoais e gírias. Também garante que usuários podem silenciar ou bloquear outros jogadores e denunciar comportamentos inadequados.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS