A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), atualmente detida em um presídio em Roma, na Itália, divulgou uma carta nesta quarta-feira (6) reafirmando sua inocência e manifestando estar com a “consciência tranquila”.
Em mensagem escrita de próprio punho, Zambelli declarou estar “Forte e Corajosa, mantendo a fé e a cabeça erguida, uma consciência tranquila de alguém inocente”. A parlamentar também afirmou que “nenhum ditador nos colocará de joelhos”, em possível referência ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Carla Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão pela invasão dos sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Além da pena de reclusão, a deputada também recebeu como punição a perda do mandato parlamentar e uma multa de R$ 2 milhões.
A situação da deputada se agravou quando ela deixou o país com destino à Itália, sendo considerada foragida da justiça. Após semanas com paradeiro desconhecido, Zambelli foi localizada e presa pelas autoridades italianas. Atualmente, sua defesa tenta reverter a prisão, enquanto o Brasil aguarda o andamento do processo de extradição.