Trump envia submarinos e Rússia pede cautela nuclear

Trump envia submarinos e Rússia pede cautela nuclear

Kremlin apela por “grande prudência” após presidente americano Donald Trump anunciar envio de dois submarinos em resposta a comentários do ex-presidente russo Medvedev

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o envio de dois submarinos em resposta a comentários nucleares do ex-presidente russo Dmitri Medvedev, provocando um apelo do Kremlin por “grande prudência” nas ameaças nucleares nesta segunda-feira (4).

A tensão entre os países aumentou após Trump tomar a decisão em resposta às declarações consideradas provocadoras de Medvedev, que tem feito diversos comentários beligerantes contra países ocidentais nas redes sociais desde o início da ofensiva na Ucrânia em 2022.

O porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, durante entrevista coletiva, afirmou que “todos devem ser muito prudentes em suas declarações sobre o tema nuclear”. Peskov também minimizou o anúncio americano, declarando que os submarinos “já estão em serviço” permanentemente.

Trump, que inicialmente adotou uma postura conciliadora com o presidente russo Vladimir Putin após seu retorno ao poder em janeiro, demonstrou crescente frustração nas últimas semanas. O presidente americano chegou a ameaçar novas sanções contra a Rússia caso Moscou não interrompa a ofensiva na Ucrânia, embora não tenha especificado detalhes sobre os submarinos enviados, como sua localização ou se possuem propulsão nuclear ou ogivas atômicas.

Apesar do momento de tensão, há perspectivas diplomáticas no horizonte. O enviado especial de Trump, Steve Witkoff, deve visitar a Rússia esta semana, próximo ao fim do prazo estabelecido pelo presidente americano a seu homólogo russo. O Kremlin demonstrou receptividade à visita, com Peskov declarando: “Sempre estamos felizes por ver Witkoff em Moscou e empolgados de estar em contato com ele”, não descartando a possibilidade de um encontro com Putin.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS