A Rússia implementou nesta quarta-feira (13 de agosto) medidas restritivas significativas que afetam as chamadas realizadas através dos populares aplicativos de mensagens WhatsApp e Telegram. A decisão foi anunciada pelo órgão regulador de comunicações do país, Roskomnadzor, como parte de uma iniciativa para combater atividades criminosas.
O governo russo justificou a medida como necessária para a segurança nacional. “Com o objetivo de combater os criminosos, estão sendo tomadas medidas para restringir parcialmente as chamadas nestes aplicativos de mensagem estrangeiras (WhatsApp e Telegram)”, declarou o órgão regulador, conforme relatado pelas agências de notícias estatais RIA e TASS.
Em entrevista à mídia estatal da Rússia, o vice-presidente do Conselho Público do Ministério do Desenvolvimento Digital da Rússia, Rifat Sabitov, justificou a decisão pela falta de colaboração das plataformas.
“Empresas como Telegram e WhatsApp ignoram os requisitos das autoridades de supervisão russas, não respondem à solicitação do Ministério Público e não bloqueiam canais óbvios de phishing [espécie de ataque cibernético] e fraude”, disse Sabitov.