Rússia restringe chamadas de áudio e vídeo no WhatsApp e no Telegram

Rússia restringe chamadas de áudio e vídeo no WhatsApp e no Telegram

Governo russo implementa restrições parciais em chamadas realizadas através de aplicativos de mensagens populares, citando combate à criminalidade como justificativa

A Rússia implementou nesta quarta-feira (13 de agosto) medidas restritivas significativas que afetam as chamadas realizadas através dos populares aplicativos de mensagens WhatsApp e Telegram. A decisão foi anunciada pelo órgão regulador de comunicações do país, Roskomnadzor, como parte de uma iniciativa para combater atividades criminosas.

O governo russo justificou a medida como necessária para a segurança nacional. “Com o objetivo de combater os criminosos, estão sendo tomadas medidas para restringir parcialmente as chamadas nestes aplicativos de mensagem estrangeiras (WhatsApp e Telegram)”, declarou o órgão regulador, conforme relatado pelas agências de notícias estatais RIA e TASS.

Em entrevista à mídia estatal da Rússia, o vice-presidente do Conselho Público do Ministério do Desenvolvimento Digital da Rússia, Rifat Sabitov, justificou a decisão pela falta de colaboração das plataformas.

“Empresas como Telegram e WhatsApp ignoram os requisitos das autoridades de supervisão russas, não respondem à solicitação do Ministério Público e não bloqueiam canais óbvios de phishing [espécie de ataque cibernético] e fraude”, disse Sabitov.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS