Uma arara-canindé foi registrada tomando banho no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, marcando um momento histórico para a conservação da espécie na região. O evento é especialmente significativo, pois estas aves não eram vistas no local há aproximadamente 200 anos.
O registro foi realizado pela pesquisadora Luisa Paiva, do projeto Refauna, durante um período de calor intenso na cidade. A ave protagonista do vídeo, carinhosamente nomeada de Sueli – em homenagem à personagem interpretada por Andrea Beltrão no seriado “Tapas & Beijos” – foi filmada se refrescando em uma banheira instalada especialmente para as aves dentro do viveiro localizado na mata.
O processo de reintrodução da espécie inclui quatro araras-canindés que estão em fase de aclimatação:
* Sueli: a primeira a ser flagrada utilizando a banheira instalada no viveiro
* Fernanda: nomeada em homenagem à atriz Fernanda Torres, já foi observada se alimentando de frutos nativos durante o processo de readaptação
* Fátima e Selton: completam o grupo de araras em processo de reintrodução
O projeto, desenvolvido em parceria com o ICMBio, representa um importante passo para a recuperação da biodiversidade do Parque Nacional da Tijuca. A readaptação das araras-canindés ao ambiente natural está sendo cuidadosamente monitorada, com oferta de frutos nativos e instalação de estruturas que auxiliam no processo de ambientação.