Pesquisa realizada pelo instituto Gerp revela cenários desafiadores para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de 2026. O levantamento, divulgado no sábado (30 de agosto), apresenta diferentes simulações de primeiro e segundo turno, onde Lula aparece em desvantagem em diversos confrontos diretos.
De acordo com o estudo, em simulações de segundo turno, o atual presidente encontra-se em posição desfavorável diante de importantes figuras políticas:
* Em confronto direto com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula aparece em desvantagem nas intenções de voto
* O presidente também ficaria atrás da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno
* Na disputa com o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula também não conseguiria a vitória
* Eduardo Bolsonaro, Ciro Gomes e o governador do Paraná, Ratinho Jr., também aparecem à frente de Lula em cenários de segundo turno
O levantamento também indica algumas vitórias para Lula em possíveis disputas de segundo turno. O atual presidente superaria o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e Pablo Marçal.
Quanto aos cenários de primeiro turno, a pesquisa mostra Lula em segundo lugar quando confrontado com Jair Bolsonaro, mas mantendo a liderança em simulações contra Tarcísio de Freitas, Eduardo Bolsonaro e Michelle Bolsonaro.