O presidente Lula (PT) terá seu primeiro encontro oficial com Álvaro Damião (União Brasil) como prefeito de Belo Horizonte durante sua visita a Minas Gerais na próxima sexta-feira (29). O encontro acontecerá durante a passagem do presidente por Contagem, na região metropolitana de BH.
Embora os dois já tenham se encontrado anteriormente em novembro de 2024, na época Damião ainda ocupava a posição de vice-prefeito eleito. Naquela ocasião, acompanhou o então prefeito Fuad Noman (PSD) em uma visita a Brasília.
* Durante a visita a Brasília em novembro de 2024, Fuad Noman e Damião entregaram a Lula um suspensório usado como “amuleto” durante a campanha eleitoral. O encontro contou com a presença de ministros do Governo Federal.
* Na reunião, Lula teria garantido que os projetos da cidade seriam acolhidos pelo governo federal, enquanto Fuad agradeceu o apoio recebido durante a campanha à reeleição.
* Após o falecimento de Fuad Noman em 26 de março deste ano, Lula, que estava em Hanói, no Vietnã, manifestou-se nas redes sociais lembrando a parceria na “luta que permitiu a vitória da democracia sobre o autoritarismo em 2022 no Brasil e em 2024 na capital mineira”.
Desde então, apesar de ambos terem circulado entre Brasília e Minas Gerais, Lula e Damião não tiveram novo encontro. Em entrevista coletiva na última segunda-feira (25), o atual prefeito afirmou que o presidente será “muito bem-vindo” em Belo Horizonte.
Damião antecipou que pretende agradecer pessoalmente a Lula pela municipalização do Anel Rodoviário e assinar o compromisso relacionado aos cem ônibus elétricos repassados pelo governo federal. “O que ele precisar em BH, nós estaremos aqui esperando por ele”, declarou o prefeito.