O governo federal realizou uma megaoperação contra o PCC e esquemas de lavagem de dinheiro no setor de combustíveis nesta quinta-feira, 28. A ação conjunta da Polícia Federal, Receita Federal e Ministério Público revelou um complexo sistema de irregularidades em todas as etapas da cadeia do setor de combustíveis.
A operação, considerada uma das maiores já realizadas contra o crime organizado no Brasil, foi apresentada em coletiva de imprensa pelos ministros Ricardo Lewandowski (Justiça) e Fernando Haddad (Fazenda), com a presença estratégica do ministro Sidônio Palmeira (Secom).
As investigações apontaram que o PCC e outros grupos criminosos atuavam em diferentes frentes do setor de combustíveis, desde a importação até a venda ao consumidor final. O esquema incluía também a utilização de fintechs e fundos de investimentos para ocultar patrimônio ilícito e realizar lavagem de dinheiro.
O ministro Lewandowski destacou que o momento é “auspicioso” no combate ao crime organizado, que segundo ele, tem buscado migrar da ilegalidade para a legalidade. “Com certeza, essa é uma das maiores operações contra o crime organizado e só poderia ser levada a cabo pelo governo do Brasil”, afirmou.
Fernando Haddad ressaltou que os resultados positivos são fruto da maior integração entre os órgãos federais. “Essa operação inaugura nova forma de trabalhar, e os resultados vieram rápido. Os esforços que estamos empreendendo no combate ao crime deram um resultado extraordinário”, declarou o ministro da Fazenda. “Essa operação é exemplar, porque ela conseguiu chegar na cobertura do sistema, no andar de cima do sistema”, afirmou.