Fernando Haddad rebate EUA sobre tarifas comerciais

Fernando Haddad rebate EUA sobre tarifas comerciais

Ministro da Fazenda afirma que Estados Unidos demonstraram resistência nas negociações sobre tarifas comerciais e defende postura brasileira

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, manifestou-se nesta segunda-feira, 18, sobre o impasse nas negociações comerciais com os Estados Unidos, esclarecendo que a resistência em negociar partiu do lado americano, não do brasileiro.

Durante sua participação no seminário “Brazil 2030: Fostering Growth, resilience and productivity”, organizado pelo Financial Times e CNBC em São Paulo, Haddad revelou detalhes importantes sobre as tratativas com os EUA referentes às tarifas impostas ao Brasil:

* O ministro recebeu um convite formal do secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, para uma reunião específica sobre as negociações tarifárias.

* Haddad optou por tornar público o convite recebido com o objetivo de “dissipar” quaisquer dúvidas sobre a disposição brasileira em negociar.

* Em suas palavras: “Eu sabia que, ao divulgar essa notícia, nós corríamos o risco de fazer com que a extrema direita se mobilizasse nos EUA para reverter a situação. Mas ficaria demonstrado que a responsabilidade de a reunião não ocorrer, não seria do Brasil”.

O ministro enfatizou que o Brasil agora possui documentação oficial comprovando sua disposição para negociar, fortalecendo a posição brasileira no impasse. Além disso, Haddad criticou a postura americana ao tentar impor condições que considerou inegociáveis e inconstitucionais, especialmente a tentativa de interferência do Executivo brasileiro em questões do Judiciário, fazendo referência ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A manifestação do ministro evidencia a complexidade das relações comerciais entre os dois países e reafirma a posição brasileira de manter a independência institucional, mesmo diante de pressões internacionais.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS