A BP Energy marcou história no setor petrolífero brasileiro ao anunciar nesta segunda-feira (4/8) uma descoberta significativa de petróleo e gás natural no campo de Bumerangue, localizado na Bacia de Santos, a aproximadamente 400 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. Este representa o maior achado da empresa britânica em suas operações no pré-sal brasileiro nos últimos 25 anos.
A descoberta ocorreu em um poço perfurado a 5.855 metros de profundidade, onde foi identificada uma extensa coluna de hidrocarbonetos em um reservatório considerado “de alta qualidade”, com área superior a 300 quilômetros quadrados.
* O campo de Bumerangue, onde foi realizada a descoberta, pertence 100% à BP Energy, tendo sido adquirido em dezembro de 2022 através de um leilão conduzido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP)
* O acordo estabelecido com o governo brasileiro determina que a BP Energy deve ceder 5,9% do óleo excedente à União, representada pela estatal Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA)
* A região do pré-sal, conforme explicação da ANP, consiste em uma camada de rochas sedimentares que abriga expressivas reservas de petróleo e gás natural, predominantemente nas bacias de Santos e Campos
A BP Energy mantém uma presença significativa no Brasil, participando da exploração em oito blocos marítimos, sendo a operadora principal em quatro deles. A empresa já planeja sua próxima campanha exploratória para 2026, que será realizada no bloco Tupinambá, também localizado no pré-sal da Bacia de Santos, área arrematada por R$ 7,04 milhões em 2023.