Nova pesquisa Datafolha revela que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém índices estáveis de aprovação e reprovação. O levantamento, realizado nos dias 29 e 30 de julho com 2.004 entrevistados em 130 cidades brasileiras, mostra que 40% dos brasileiros consideram o governo ruim ou péssimo, enquanto 29% o avaliam como ótimo ou bom.
A pesquisa Datafolha, que tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, indica que 29% dos entrevistados consideram o governo regular, e 1% não opinou. Em comparação com a pesquisa anterior, divulgada em 12 de junho, os números se mantiveram praticamente estáveis, com apenas pequenas variações dentro da margem de erro.
* Em comparação com governos anteriores no mesmo período de mandato, Lula apresenta 29% de avaliação positiva, superando seu antecessor Jair Bolsonaro, que tinha 24% de aprovação.
* Na avaliação geral do trabalho presidencial, 50% dos entrevistados desaprovam a gestão atual de Lula, enquanto 46% aprovam.
O Datafolha também apresentou um panorama histórico das avaliações presidenciais em períodos equivalentes de governo:
* O melhor desempenho foi registrado no segundo mandato de Lula, com 69% de aprovação em agosto de 2009
* Michel Temer teve a pior avaliação, com apenas 4% de aprovação em agosto de 2018
* Dilma Rousseff registrou 36% de aprovação em agosto de 2013
* Fernando Henrique Cardoso obteve 39% em seu primeiro mandato e 19% no segundo
A pesquisa revela ainda que o atual índice de reprovação de Lula (40%) é menor que o registrado por Bolsonaro no mesmo período de governo (51%), mas significativamente maior que os 6% de rejeição que teve em seu segundo mandato.