São José da Varginha, município mineiro, realizará uma nova eleição para prefeito neste domingo, 3 de agosto. A eleição suplementar ocorre após o indeferimento da candidatura de José Alves de Carvalho Neto (PP), conhecido como Netinho, que havia sido o candidato mais votado nas eleições de outubro de 2024.
A necessidade de uma nova eleição surgiu após decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), posteriormente confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que invalidou a candidatura de Netinho devido a uma condenação por tráfico de drogas em 2017, que o tornou inelegível por oito anos. Atualmente, a prefeitura está sob comando interino do presidente da Câmara Municipal, vereador Sirley Leite (PP).
* Josiana Soares de Carvalho Santana (PV) concorre com Vander Lúcio Maia (PDT) como vice
* Mateus Augusto Soares dos Santos (PSB) forma chapa com Luciano Ferreira da Silva (PSB)
* Victor Paulino de Melo Pereira (AVANTE) disputa ao lado de Ronaldo Soares Maia (PODEMOS)
* A votação acontecerá das 8h às 17h
* Eleitores inscritos no município até 5 de março de 2025 estão aptos a votar
* Cinco locais de votação contarão com 12 urnas eletrônicas, incluindo duas com acessibilidade
* Oito urnas adicionais ficarão disponíveis para eventual substituição
* A justificativa de ausência pode ser realizada pelo aplicativo e-Título no dia da eleição ou em até 60 dias através do app ou sistema Justifica
São José da Varginha é o segundo município mineiro a realizar eleição suplementar em 2025, seguindo Guapé, no Sul do estado, que teve sua votação suplementar em 6 de julho. Os resultados poderão ser acompanhados em tempo real através do portal do TSE.