A Polícia prendeu dois homens suspeitos de ameaçar e extorquir vendedores de coco na Beira Mar de Fortaleza. Os criminosos, supostamente ligados ao Comando Vermelho (CV), tentam controlar a venda de água de coco e outros produtos em um dos principais pontos turísticos da cidade.
O primeiro suspeito, de 40 anos, foi detido no Bairro Centro e possui antecedentes por tráfico de drogas. O segundo, de 24 anos, foi capturado na Praia do Futuro com entorpecentes e tem histórico de ameaças no contexto de violência doméstica e tráfico.
* Os criminosos criaram um grupo no WhatsApp denominado “Grupo das Bebidas”, com 74 participantes, forçando ambulantes a participarem
* Sob ameaça de morte, exigem que todos os vendedores comprem produtos exclusivamente de um depósito controlado pela facção
* O controle inclui diversos produtos além da água de coco, como cervejas, refrigerantes, copos e canudos
* Os principais suspeitos, identificados como “PH” e “Netão Marley”, circulam livremente pela região turística, mesmo com policiamento ostensivo
Uma testemunha que preferiu não se identificar relatou ao g1 que vendedores e fornecedores legais estão sendo ameaçados. “Umas duas semanas atrás vieram com essas conversas. Eles disseram que iam colocar um depósito e que a gente ia ter que comprar as bebidas daquele local”, revelou a fonte.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que está investigando o caso e reforçou o policiamento na região com equipes do BPTur, 8º BPM, Força Tática, CPRaio, CPChoque e motopatrulhamento.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, manifestou-se sobre as prisões: “Resultado de uma ação eficiente de inteligência, a nossa polícia prendeu dois homens suspeitos de extorquir comerciantes na Praia de Iracema. A agilidade mostra a força do trabalho integrado para proteger a nossa população”.