O ator Maurício Silveira, de 48 anos, faleceu neste sábado (2 de agosto) após complicações decorrentes de uma cirurgia para retirada de tumor intestinal. O artista, conhecido por suas participações em novelas da TV Globo, estava internado no Hospital Lourenço Jorge, no Rio de Janeiro, onde entrou em coma após o procedimento cirúrgico.
Maurício Silveira, que atuou em produções como “Cobras & Lagartos”, “Faça Sua História” e “Insensato Coração”, passou por duas intervenções cirúrgicas devido a complicações no pós-operatório. O velório está programado para acontecer no cemitério Jardim da Saudade de Sulacap, a partir das 9h deste domingo (3).
O diagnóstico do ator era câncer colorretal, mesmo tipo que acometeu a cantora Preta Gil, que compartilhou publicamente sua jornada contra a doença. Este tipo de tumor, também conhecido como câncer de intestino ou de cólon, está entre as ocorrências mais frequentes no Brasil, conforme dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).
O câncer colorretal tem origem na mucosa do intestino grosso e pode se estender até o reto e o ânus. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o segundo tipo mais frequente entre mulheres no Brasil, mas quando diagnosticado precocemente apresenta altas chances de cura.