Um ataque russo na cidade de Lozova, localizada na região de Kharkiv, nordeste da Ucrânia, resultou em três mortes e deixou 12 pessoas feridas nesta terça-feira (5). Entre as vítimas fatais está um maquinista, e a infraestrutura ferroviária da cidade foi severamente danificada durante o ataque.
O incidente causou destruição significativa na estação ferroviária de Lozova, com diversos vagões danificados e edifícios com vidros quebrados. Segundo a Companhia Nacional de Ferrovias, quatro funcionários ficaram feridos durante o ataque.
* A Força Aérea ucraniana informou que conseguiu interceptar 29 drones de ataque nas regiões norte e leste do país na segunda-feira (4)
* Na região de Sumy, próxima a Lozova, outro ataque russo resultou em duas mortes adicionais. O governador da região, Oleh Grigorov, relatou via Telegram: “Por volta das 10 da manhã o inimigo atacou”
* O presidente ucraniano Volodimir Zelensky expressou suas condolências às famílias das vítimas e confirmou que entre os 10 feridos estavam duas crianças
Zelensky aproveitou a ocasião para fazer um apelo aos parceiros internacionais, solicitando maior pressão sobre os lucros do setor petrolífero russo. “O mundo vê agora que as sanções contra a Rússia, e as sanções secundárias contra todos os que a ajudam a obter lucros do petróleo, podem funcionar quando são suficientemente fortes”, declarou o presidente, que aguarda “com impaciência medidas significativas e decisivas”.