Um homem de 59 anos foi preso em São João Batista do Glória (MG) após investigação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Passos por armazenamento de material pornográfico infantil. A prisão ocorreu nesta sexta-feira (22), quando também foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência do suspeito.
A investigação teve início após denúncia encaminhada por uma organização norte-americana especializada em casos de exploração sexual infantil e desaparecimento de crianças. Segundo a Polícia Civil, o investigado mantinha em suas contas pessoais aproximadamente 145 arquivos, entre imagens e vídeos, contendo cenas de exploração sexual de menores.
Durante a operação:
* Foram apreendidos diversos dispositivos eletrônicos, incluindo pendrives, HDs e telefones celulares
* O suspeito confessou a prática do crime durante seu depoimento
* O homem foi encaminhado ao Presídio de Passos, onde permanece em prisão temporária
A delegada Mariana Fioravante, responsável pelo caso em Passos, enfatizou a seriedade do crime: “A disseminação desse tipo de conteúdo contribui para a perpetuação do ciclo de exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, causando danos irreparáveis às vítimas e à sociedade como um todo. (…) A internet não é “terra sem lei” e continuaremos firmes no combate aos crimes contra a dignidade sexual”.
É importante ressaltar que nos Estados Unidos, os provedores de internet e plataformas digitais têm obrigação legal de reportar suspeitas desses crimes às autoridades competentes. Quando os casos envolvem suspeitos no Brasil, os relatórios são direcionados à Polícia Federal ou às polícias estaduais responsáveis pela investigação.