Zambelli deve ter cassação analisada na volta do recesso do Congresso

Zambelli deve ter cassação analisada na volta do recesso do Congresso

Câmara dos Deputados retomará análise do pedido de perda de mandato da parlamentar após recesso. Prisão na Itália não influenciará no processo

A Câmara dos Deputados retomará na próxima semana a análise do pedido de perda de mandato da deputada Zambelli (PL-SP), que foi detida por autoridades italianas nesta terça-feira. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), esclareceu que a prisão da parlamentar não será objeto de análise pela Câmara, cabendo ao Legislativo apenas deliberar sobre a manutenção ou não do mandato.

O processo de cassação está em andamento na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, sob presidência do deputado Paulo Azi (União-BA) e relatoria do deputado Diego Garcia (Republicanos-PR).

A parlamentar foi detida na Itália após dois meses fora do Brasil, em consequência de sua inclusão na lista vermelha da Interpol, que a tornou procurada em 196 países. A ordem de prisão foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após condenação a dez anos de reclusão por falsidade ideológica e invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A condenação pelo STF, além de determinar a prisão, também estabeleceu a perda do mandato parlamentar. Por se tratar de uma prisão definitiva, com decisão transitada em julgado, e não preventiva, a detenção não necessitará de análise pela Câmara dos Deputados.

O presidente da CCJ, Paulo Azi, afirmou que a prisão não alterará o cronograma previsto pela comissão. A defesa de Zambelli solicitou a oitiva de testemunhas, incluindo o hacker Walter Delgatti Netto e o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, pedido que ainda será analisado pela comissão.

“Não muda nada. Vamos sentar, conversar com o relator, ele vai dar um parecer em relação à cassar ou não e ao que a defesa dela pediu, que era ouvir algumas testemunhas. Uma vez definido isso abre o prazo regimental de cinco sessões para apresentar o parecer e a gente votar. Primeiro ele tem que definir se vai ouvir as testemunhas, se ele decidir que vai ouvir a gente vai ter ouvir as testemunhas para depois abrir a cinco sessões”, declarou Azi.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS