O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, intensificou suas críticas ao presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, através das redes sociais. Trump responsabiliza Powell pela pressão no mercado imobiliário americano devido às altas taxas de juros, defendendo que estas deveriam estar em 1%.
Em uma publicação na rede social Truth Social, Trump expressou sua insatisfação com a gestão do Fed, referindo-se a Powell como “atrasado demais”. “”Atrasado Demais” e o Fed estão sufocando o mercado imobiliário com suas altas taxas, tornando difícil para pessoas, especialmente os jovens, comprarem uma casa”, declarou o ex-presidente.
Trump demonstrou arrependimento pela nomeação de Powell, que ele mesmo realizou durante seu mandato, classificando-a como “uma das minhas piores nomeações”. O republicano também criticou o atual presidente Joe Biden por ter renovado o mandato de Powell, mesmo após, segundo Trump, ter “visto quão ruim” era seu desempenho.
As críticas de Trump se estenderam ao Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), responsável pelas decisões monetárias do banco central americano. “E o conselho do Fed não fez nada para impedir que esse “cabeça-dura” prejudicasse tantas pessoas. De muitas maneiras, o conselho é igualmente culpado!”, afirmou.
Apesar de reconhecer a existência de inflação, Trump argumentou que a economia americana está apresentando bom desempenho e que os preços estão em nível “muito baixo”. O ex-presidente insiste que as taxas de juros deveriam estar em 1%, o que, segundo ele, representaria uma economia de um trilhão de dólares por ano em custos de juros.