A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou uma operação significativa nesta quinta-feira (10 de julho) em Teófilo Otoni e outras cidades mineiras, visando combater a apologia ao crime nas redes sociais. A ação foi desencadeada após a identificação de diversos comentários que exaltavam grupos criminosos em publicações de jornalistas locais.
A investigação, coordenada pela 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Teófilo Otoni, identificou 19 suspeitos que utilizavam perfis falsos para fazer as postagens durante o ano de 2024, período marcado por intensos conflitos entre organizações criminosas na região do Vale do Mucuri.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diversas localidades:
* Região Metropolitana: Belo Horizonte
* Região Central: João Monlevade
* Vale do Rio Doce: Governador Valadares e Frei Inocêncio
* Vale do Mucuri: Teófilo Otoni, Ataléia, Franciscópolis e o distrito de Pedro Versiani
“Durante as investigações foram identificadas dezenas de comentários exaltando grupos criminosos e seus integrantes em publicações de jornalistas locais em uma rede social. Os comentários foram feitos durante o ano de 2024, em um período de intensos conflitos entre organizações criminosas na região do Vale do Mucuri”, informou a Polícia Civil em comunicado.
A operação busca reunir elementos probatórios adicionais para fundamentar os indiciamentos dos suspeitos, que posteriormente serão encaminhados ao Ministério Público. Os investigados poderão responder por apologia ao crime e envolvimento com organização criminosa. As investigações continuam em andamento.