O ministro da Casa Civil, Rui Costa, manifestou otimismo em relação à economia brasileira durante sua participação no programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira, 7. O ministro destacou a expectativa do governo para uma redução nas taxas de juros no segundo semestre de 2025, baseando-se na queda do dólar e da inflação.
“Há a expectativa nossa, e há de se materializar, por todos os indicadores econômicos, que haverá um declínio neste segundo semestre, dado a robusta melhoria de todos os indicadores. O dólar está caindo, a inflação está caindo de forma acelerada. Inclusive a inflação de alimentos está em queda”, afirmou Rui Costa durante o programa.
Em relação à política fiscal do governo, o ministro enfatizou que o presidente Lula mantém seu compromisso com o equilíbrio das contas públicas, sem abrir mão dos objetivos de inclusão social e desenvolvimento nacional. “Isso nós temos conseguido realizar mantendo o compromisso fiscal”, ressaltou.
Durante a entrevista, Rui Costa também abordou questões relacionadas ao marco legal das eólicas offshore. O ministro anunciou que o governo prepara uma medida provisória para esta semana, como alternativa aos vetos presidenciais que foram derrubados pelo Congresso Nacional.
O chefe da Casa Civil explicou que os trechos anteriormente vetados por Lula tinham como objetivo evitar aumentos nas contas de luz, visando proteger principalmente as classes baixa e média dos possíveis impactos do marco legal das eólicas offshore. “O governo está preparando uma medida provisória e, nesta semana, o presidente Lula verá a versão final e deve publicar nesta semana”, concluiu.