O técnico do Fluminense, Renato Gaúcho, gerou polêmica ao questionar o conhecimento tático dos jornalistas durante coletiva de imprensa antes da semifinal do Mundial de Clubes contra o Chelsea. O treinador também fez uma análise detalhada do time inglês, destacando principalmente seu poder ofensivo.
Durante a coletiva desta segunda-feira (7/7), Renato provocou os profissionais da imprensa ao abordar críticas sobre decisões táticas. O treinador tricolor expressou sua insatisfação com análises pós-jogo e lançou um desafio aos jornalistas presentes.
“Muita gente gosta de criticar, de falar de parte tática, mas a pergunta que faço é: quantos de vocês entendem de parte tática para criticar os treinadores? Será que vocês entendem tanto assim de tática? Será que entendem mais que um treinador?”, questionou Renato, destacando que a convivência com os jogadores é praticamente diária.
O técnico tricolor continuou sua argumentação criticando especificamente as análises posteriores aos resultados: “Quando sai uma escalação vocês têm que dar uma opinião antes de começar o jogo. Ah, não vai dar certo por isso. Porque é muito fácil ser engenheiro de obra pronta. Terminou o jogo e ganhou: ele acertou na escalação, o esquema foi muito bom. Perdeu o jogo: errou no esquema, escalou mal”.
Em relação ao Chelsea, Renato demonstrou respeito e fez uma análise detalhada do adversário, com ênfase especial no setor ofensivo. “Sem dúvida alguma eles têm o ataque muito poderoso. E, em tese, todo o time deles é muito bom, mas eu destaco o ataque deles”, afirmou o treinador, mencionando inclusive o ex-atacante do Fluminense, João Pedro.
Sobre a estratégia para o confronto, Renato manteve o mistério: “Em relação ao esquema que vou colocar em campo amanhã (terça), vocês vão ver no momento. Estou conversando com meu grupo, com os líderes, e achamos que foi a melhor forma para neutralizar essas jogadas do Chelsea”.