Em Minas Gerais, dados alarmantes revelam que idosos representam 70% das mortes por doenças respiratórias, evidenciando uma situação crítica que demanda atenção urgente. Segundo informações recentes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), até 22 de junho de 2025, foram registradas 1.085 mortes por síndromes respiratórias agudas graves (SRAGs), sendo 795 de pessoas acima de 60 anos.
A gravidade da situação é ainda mais evidente quando se observa que os idosos também lideram as internações hospitalares, representando 55% do total, com 34.873 casos entre 63.737 internações registradas.
* A cobertura vacinal contra Influenza entre idosos está em apenas 50,17%, muito abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
* Em relação à Covid-19, a cobertura vacinal nessa faixa etária alcançou níveis satisfatórios para duas doses e está em 91% para três doses, porém apenas 65% receberam quatro doses.
A Secretaria Estadual de Saúde enfatiza que “A vacina contra a gripe está disponível o ano todo nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), é segura e protege contra os principais vírus da Influenza (H1N1, H3N2 e B)”.