A Prefeitura de Belo Horizonte entrou com recurso judicial para tentar encerrar a greve dos professores da rede municipal, que já dura 28 dias. Em resposta, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sindi-Rede-BH) anunciou que vai estabelecer um acampamento em frente ao prédio da administração municipal.
A decisão do Executivo Municipal veio após uma audiência realizada no Tribunal de Justiça de Minas, onde não houve acordo entre as partes. A Prefeitura manteve a proposta de reajuste de 2,46%, que foi rejeitada pela categoria.
O recurso judicial apresentado pela Prefeitura tem como principal argumento evitar a interrupção da alimentação das crianças nas escolas que estão funcionando normalmente ou parcialmente. A preocupação aumentou após o sindicato notificar sobre uma possível greve dos profissionais de cantina e limpeza a partir de 8 de agosto.
“Diante da intransigência do Damião, os trabalhadores deliberaram intensificar a pressão. A partir de hoje, estabelecem uma assembleia permanente com acampamento em frente à Prefeitura de Belo Horizonte, na avenida Afonso Pena, reforçando a visibilidade e força do movimento”, informou o Sind-Rede-BH.
A diretora do sindicato, Carolina Pasqualini, afirmou que a categoria está disposta a negociar: “A hora que ele (prefeito Álvaro Damião) chamar para negociar, a gente ativa a categoria para ter uma assembleia e apreciar a proposta”.