Cinco policiais militares foram detidos nesta quinta-feira (10 de julho) durante uma operação da Corregedoria da Polícia Militar de Minas Gerais na região metropolitana de Belo Horizonte. Os PMs são suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas e posse ilegal de armas.
A operação, coordenada pelo Núcleo de Investigação Criminal da Corregedoria da PM, resultou no cumprimento de dez mandados de busca e apreensão em endereços vinculados aos investigados nas cidades de Belo Horizonte, Betim e Contagem.
As investigações tiveram início após denúncias de corrupção passiva, caracterizada pelo uso do cargo público para obtenção de vantagens indevidas, e associação ao tráfico. O Núcleo de Investigação Criminal, criado no ano anterior, é responsável por apurar crimes e desvios de conduta dentro da corporação.
Durante as buscas, foram apreendidos:
* Três armas de fogo (uma espingarda e dois revólveres)
* 126 munições ilegais de diversos calibres
* 286 porções de drogas, incluindo maconha, cocaína e crack
* Duas balanças de precisão
* Diversos aparelhos eletrônicos
O porta-voz da corporação, capitão Rafael Veríssimo, manifestou-se sobre a operação: “A Polícia Militar reafirma o compromisso de transparência, de lisura, de enfrentar a criminalidade, tanto no ambiente externo quanto eventualmente na nossa própria instituição, responsabilizando os policiais militares que não estão cumprindo nosso código de ética, bem como a legislação vigente”.