CCJ da Câmara aprova PEC da Segurança Pública proposta por Lula

CCJ da Câmara aprova PEC da Segurança Pública proposta por Lula

Proposta do governo Lula foi aprovada com modificações que mantêm competências de estados e municípios na área de segurança pública

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (15) a PEC da Segurança Pública, com 43 votos favoráveis e 23 contrários. A proposta, apresentada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segue agora para análise em comissão especial.

O relator, deputado Mendonça Filho (União-PE), realizou alterações significativas no texto original, removendo a prerrogativa exclusiva da União para legislar sobre segurança pública, mantendo assim as competências de estados e municípios sobre o tema.

“Acho que o tema da Segurança Pública afeta o dia a dia da população brasileira e, sendo assim, não seria responsável o Congresso abdicar de debater uma PEC enviada pelo poder executivo”, declarou o relator.

O Ministério da Justiça considera que a alteração representa “o acordo possível” para o avanço da PEC. Os articuladores da pasta afirmam que a União não pretende interferir nas competências estaduais, mantendo seu papel de coordenação do Sistema Único de Segurança Pública e a integração com os estados.

Entretanto, a mudança não é unanimidade dentro do governo. Fontes internas avaliam que a medida compromete o objetivo inicial de centralização da segurança pública pela União, afetando a essência da PEC.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS