Uma megaoperação policial desvendou uma sofisticada rede de tráfico de drogas que utilizava casas em Samambaia como centros de armazenamento de entorpecentes vindos da região Norte do país. A ação, denominada operação Irmãos, resultou em 51 mandados de prisão e 70 de busca e apreensão em diversos estados.
A investigação, conduzida pela Coordenação de Repressão às Drogas (Cord) e a 3ª Promotoria de Entorpecentes do Ministério Público (MPDFT), revelou uma organização criminosa com mais de 60 integrantes, que mantinha uma elaborada estrutura de transporte e distribuição de cocaína.
* O ponto crucial da investigação ocorreu em janeiro, com a prisão de Diogo Aparecido Barbosa Santos, detido com R$ 1 milhão em cocaína na BR-060. Diogo se passava por policial penal e criava grupos com agentes de segurança no WhatsApp para obter informações privilegiadas.
* A organização criminosa era liderada por Igor Filipe Silva Araújo e Matheus Araújo Nunes no DF, responsáveis por encomendar as drogas de Rondônia e coordenar a distribuição local através das “casas-depósito” em Samambaia.
* Em Rondônia, um grupo experiente comandado por Romildo Mingardo Junior, Rosiclei Queiroz Nascimento e outros, controlava a precificação e logística do transporte das drogas.
Para evitar fiscalizações, a quadrilha utilizava carros populares adaptados com fundos falsos, conforme explicou o delegado da Cord Luiz Henrique: “Eles perceberam que usar carros comuns e simples não chamava tanto a atenção das forças de segurança e era uma vantagem para se safar.”
O esquema incluía ainda estabelecimentos comerciais legítimos, como distribuidoras de bebidas e restaurantes, para a comercialização dos entorpecentes. Eloísio Sebastião dos Santos, que cumpre pena em regime domiciliar, foi identificado como um dos principais investidores da organização.
Entre agosto de 2023 e janeiro de 2024, a Cord já havia apreendido mais de 80kg de drogas e prendido nove integrantes da quadrilha em cinco operações anteriores. A operação atual continua em andamento com centenas de policiais mobilizados em diversos estados.