Mato Grosso atingiu o menor índice de crimes contra a vida dos últimos 10 anos, de acordo com dados divulgados pela Superintendência do Observatório de Segurança Pública, vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). O levantamento, publicado nesta segunda-feira (7), revela uma significativa redução nos casos de homicídios dolosos, latrocínios e lesão corporal seguida de morte.
No primeiro semestre de 2025, foram registrados 327 assassinatos no estado, representando uma queda expressiva de 41% em comparação com o mesmo período de 2015, quando foram contabilizados 557 homicídios dolosos.
* Os casos de latrocínio (roubo seguido de morte) apresentaram uma diminuição de 79%, passando de 24 ocorrências no primeiro semestre de 2015 para apenas 5 casos em 2025, mantendo o mesmo número registrado em 2023. Vale ressaltar que o pico desse tipo de crime foi registrado em 2019, com 29 casos nos primeiros seis meses do ano.
* Em relação aos casos de lesão corporal seguida de morte, houve uma redução de 87%. Foram registradas apenas 2 ocorrências nos primeiros seis meses de 2025, em comparação com 15 casos no mesmo período de 2015. O menor número foi registrado em 2023, com apenas 1 caso.
A Sesp atribui estes resultados positivos ao programa “Tolerância Zero ao Crime Organizado”, implementado pelo Governo de Mato Grosso em novembro de 2024. O programa incluiu diversas medidas para intensificar o combate às facções criminosas, como a criação de quatro novas delegacias e a convocação de mais de 300 servidores para atuar na área de Segurança.
Uma das principais ações foi a reestruturação administrativa do setor de segurança pública, com destaque para a criação da Secretaria de Justiça (Sejus). Esta mudança representa uma evolução significativa desde 2019, quando houve uma reforma administrativa que havia reduzido o número de secretarias no estado.
A redução consistente nos índices de criminalidade demonstra a efetividade das medidas implementadas pelo estado, embora ainda haja desafios a serem enfrentados na área de segurança pública em Mato Grosso.