Maduro busca controle total das prefeituras venezuelanas

Maduro busca controle total das prefeituras venezuelanas

Em meio à ausência da oposição, chavismo realiza eleições municipais na Venezuela no mesmo dia do aniversário da controversa reeleição de Maduro

O governo chavista da Venezuela, liderado pelo presidente Nicolás Maduro, realiza neste domingo (27) eleições municipais em um cenário marcado pela ausência significativa da oposição. O pleito coincide com o aniversário da contestada reeleição do presidente venezuelano.

As ruas demonstram um clima generalizado de apatia, com muitos cidadãos desconhecendo a realização das eleições, enquanto outros, principalmente opositores, consideram sua participação irrelevante diante de um resultado que acreditam estar predeterminado.

Contexto Eleitoral

* O processo eleitoral teve início às 6h00 (7h00 em Brasília), com previsão de encerramento às 18h00 (19h00 em Brasília), apresentando centros de votação praticamente vazios em Caracas
* O PSUV, partido governista, já conquistou 23 dos 24 governos estaduais e praticamente todo o Parlamento há dois meses, em eleição cujos resultados detalhados não foram divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral
* O chavismo atualmente controla 212 das 335 prefeituras do país, incluindo o município Libertador de Caracas, sede dos poderes públicos

A oposição, liderada por María Corina Machado, mantém suas denúncias de fraude desde as eleições presidenciais de julho do ano anterior. Machado apresentou documentos digitalizados que, segundo ela, comprovariam a vitória de seu candidato Edmundo González com mais de 70% dos votos.

“Independentemente da posição política, é necessário votar, é um direito cívico”, declarou Jean Moisés, de 22 anos. Por sua vez, Luis Carrero, 34 anos, afirmou que votou “para escolher pela soberania da Venezuela”, demonstrando seu apoio a Maduro.

O chavismo tem como alvo específico os tradicionais redutos da oposição, com especial interesse na prefeitura de Maracaibo, capital do estado petrolífero de Zulia, onde o prefeito opositor foi preso sob acusações de corrupção.

Em entrevista recente ao canal Telesur, Maduro afirmou que a eleição “vai consolidar este projeto de acumulação de forças”. Em contrapartida, Machado criticou o processo em encontro virtual com correspondentes estrangeiros, afirmando que o provável mapa vermelho resultante “não reflete a realidade do país: esse é o mapa das máfias”.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS