Lula sanciona lei que dispensa de perícia para doenças incuráveis

Lula sanciona lei que dispensa de perícia para doenças incuráveis

Nova lei sancionada pelo presidente Lula elimina necessidade de reavaliações médicas periódicas para beneficiários do INSS e BPC com doenças permanentes e irreversíveis

O presidente Lula sancionou uma nova lei que beneficia segurados do INSS e do BPC que possuem doenças incuráveis, eliminando a necessidade de reavaliações médicas periódicas. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 1.

A legislação representa uma mudança significativa nos Planos de Benefícios da Previdência Social e na organização da Assistência Social no Brasil, beneficiando principalmente aposentados por incapacidade permanente.

* O projeto inicialmente havia sido vetado pelo presidente Lula, mas o Congresso Nacional derrubou o veto integral em 17 de maio, levando à promulgação da lei pelo governo.

* A nova regra dispensa segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e beneficiários do BPC de realizarem reavaliações periódicas quando a incapacidade for considerada permanente, irreversível ou irrecuperável.

* Em casos de suspeita de fraude ou erro nas dispensas de reavaliação, a lei prevê que o segurado poderá ser convocado para análise adicional.

Um ponto importante da nova legislação determina a participação obrigatória de especialista em infectologia durante a perícia médica de pessoas com HIV, garantindo uma avaliação mais específica para este grupo.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS