O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou forte reação à decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, classificando a medida como “desrespeitosa”. Em resposta, o presidente anunciou a criação de um comitê de emergência para monitorar as relações comerciais entre os dois países.
Durante entrevista concedida à Rede Record, Lula detalhou suas ações em resposta à decisão do presidente americano Donald Trump:
* O comitê de emergência contará com a participação ativa de empresários brasileiros, que acompanharão diariamente os desdobramentos da situação comercial entre Brasil e Estados Unidos.
* O governo brasileiro planeja implementar a Lei da Reciprocidade como medida de resposta às tarifas impostas pelos EUA.
“Vamos criar um comitê, e os empresários vão participar, que a gente vai acompanhar dia a dia para repensar a política comercial com os Estados Unidos”, indicou Lula.
O presidente brasileiro enfatizou a importância do respeito mútuo nas relações internacionais, declarando: “A primeira coisa que o povo brasileiro precisa saber é que quem tem que respeitar o Brasil e gostar do Brasil são os brasileiros. E, ao mesmo tempo, exigir que os outros nos respeitem”.