O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez declarações significativas durante cerimônia em Duque de Caxias (RJ), onde foram anunciados investimentos da Petrobras. Em meio às tensões entre o Executivo e o Legislativo, Lula sugeriu a possibilidade de concorrer a um quarto mandato presidencial.
Durante o evento que celebrou o aporte de R$ 33 bilhões em projetos de refino e petroquímica, o presidente abordou diversos temas políticos relevantes, especialmente sobre a atual relação com o Congresso Nacional e suas aspirações políticas futuras.
* Em tom de campanha, Lula declarou: “Tem gente que pensa que o governo já acabou, tem gente que já está pensando em eleição. Eles não sabem o que eu estou pensando. Se preparem porque, se tudo tiver como estou pensando, esse País vai ter, pela primeira vez, um presidente eleito quatro vezes pelos braços do povo”.
* Sobre a relação com o Congresso, o presidente minimizou as tensões existentes, afirmando: “Sou grato ao Congresso Nacional. Quando tem uma divergência, é bom. A gente senta na mesa, vai conversar e resolve. O governo pensa uma coisa, o Congresso está pensando outra. A gente vai resolver isso em uma mesa de negociação. Eu não quero nervosismo”.
A tensão entre o Planalto e o Congresso ficou evidente após a derrubada do decreto presidencial sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Em resposta, o Executivo recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar manter a vigência da medida.
O evento onde Lula fez as declarações marca importantes investimentos da Petrobras, com foco em produtos renováveis e eficiência energética nas plantas do Rio de Janeiro. Os projetos devem gerar mais de 38 mil empregos diretos e indiretos, segundo informações da empresa.