Lula defende moeda comum do Brics antes de cúpula

Lula defende moeda comum do Brics antes de cúpula

Presidente brasileiro reforça apoio à moeda alternativa ao dólar em reunião do Novo Banco de Desenvolvimento, ignorando ameaças dos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou nesta sexta-feira, 4, seu apoio à criação de uma moeda comum para o Brics, durante a abertura da 10ª reunião anual do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). A proposta surge como alternativa à dominância do dólar nas transações internacionais, mesmo diante das ameaças americanas de retaliação comercial.

A defesa de uma moeda comum para o bloco tem sido uma pauta constante de Lula desde 2023, embora o tema tenha sido temporariamente afastado devido à sua sensibilidade. A proposta agrada principalmente países que mantêm rivalidade econômica com os Estados Unidos, como China, ou que enfrentam sanções econômicas, como Rússia e Irã.

Tensões Diplomáticas

* O governo americano, sob Donald Trump, chegou a ameaçar taxar em 100% as exportações de países que tentassem desafiar a hegemonia do dólar
* O Brasil havia retirado a discussão sobre a moeda comum da agenda oficial do Brics este ano, tentando amenizar a percepção de que o grupo possui uma orientação antiocidental
* Durante o evento, a presidente do NDB, Dilma Rousseff, criticou indiretamente as políticas tarifárias americanas, afirmando que “Testemunhamos um recuo na cooperação e o ressurgimento do unilateralismo”

Agenda Intensa

* Lula participará de uma série de encontros bilaterais no sábado, 5, no Forte de Copacabana, incluindo reuniões com líderes da Etiópia, Nigéria, Vietnã, China e Cuba
* O presidente discursará pela manhã no Fórum Empresarial do Brics, na zona portuária do Rio
* A cúpula oficial do Brics terá início no domingo, 6, com abertura no Museu de Arte Moderna (MAM)

Após o encerramento da cúpula na segunda-feira, 7, Lula retornará a Brasília para receber as visitas de Estado do primeiro-ministro indiano Narendra Modi e do presidente indonésio Prabowo Subianto. Na ocasião, o presidente brasileiro deverá agradecer os esforços de resgate da brasileira Juliana Marins, que faleceu em uma trilha no Monte Rinjani, em junho.

A postura de Lula em relação à moeda comum do Brics reflete não apenas questões de política externa, mas também dialoga com disputas domésticas, especialmente no contexto dos recentes embates entre Executivo e Congresso sobre questões econômicas.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS