O movimento Legendários conquistou um marco significativo em Belo Horizonte com a sanção da lei que institui o Dia Municipal dos Legendários no calendário oficial da cidade. A data, que será celebrada em 27 de julho, foi oficializada pelo prefeito Álvaro Damião através de publicação no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (17 de julho).
O projeto, apresentado pelo vereador Wanderley Porto (PRD), busca reconhecer oficialmente o impacto positivo do movimento na capital mineira e incentivar o fortalecimento de suas ações na comunidade.
Os Legendários têm uma história que começou em 23 de julho de 2015, na Guatemala, pelas mãos do pastor Chepe Putzu. O movimento, que chegou ao Brasil em 2018, caracteriza-se por ser exclusivamente masculino e tem como principal atividade a organização de trilhas voltadas ao desenvolvimento espiritual.
Durante as caminhadas, os participantes seguem um protocolo rigoroso que inclui isolamento comunicativo e diversos desafios físicos e mentais em meio à natureza. O movimento já se expandiu significativamente, contando com 52 núcleos em todo o mundo, sendo o Brasil o segundo país com maior número de participantes, ficando atrás apenas da Guatemala.
A presença dos Legendários no território brasileiro é expressiva, com núcleos ativos em diversos estados, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.