O Cruzeiro assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro após vencer o Fluminense por 2 a 0 no Maracanã, na 14ª rodada. O técnico Leonardo Jardim analisou o desempenho da equipe e destacou a evolução tática desde sua chegada ao clube mineiro.
Na análise do treinador português, o jogo apresentou duas fases distintas. “Em relação ao jogo eu acho que o jogo divide-se em duas partes, uma primeira parte em que fomos nós que criamos as melhores oportunidades do jogo, com uma ou duas boas intervenções do Fábio, o goleiro do Fluminense, temos com 2 a 0”, explicou Jardim.
* O treinador destacou a postura defensiva mais equilibrada na segunda etapa, quando o Fluminense tentou reagir: “Nós tivemos uma postura mais defensiva e mais equilibrada do que o habitual, mas conseguimos, com mérito, porque houve algum volume de jogo”
* Jardim ressaltou dois aspectos fundamentais para a vitória: a eficácia nas transições ofensivas e a segurança defensiva da equipe
* O comandante explicou as duas abordagens previstas para enfrentar o Fluminense, demonstrando o preparo tático: “Eu falei com os jogadores que o Fluminense tinha duas formas de abordar o jogo. Uma forma era, se nós pressionássemos mais altos, eles iam jogar o futebol mais direto, e nós tínhamos que ter atenção às nossas costas”
Jardim enfatizou a importância da versatilidade tática, destacando que uma equipe precisa saber jogar em diferentes momentos e situações. “Eu não acredito numa equipa que não seja versátil, numa equipa que não tenha a capacidade de analisar os momentos do jogo e dar resposta. Porque mesmo no próprio jogo a gente tem vários momentos”, afirmou.
O treinador também comentou sobre o bom momento de Kaio Jorge, que marcou seu 12º gol no torneio: “O Kaio enquadrou-se bem e também é um modelo que ele está como o peixe na água para jogar. E com a sua qualidade tem feito os gols”.