O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciará a devolução dos valores descontados indevidamente dos benefícios de aposentados e pensionistas. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira, 11, garantindo que todos os beneficiários afetados receberão reembolso integral.
De acordo com o presidente, os descontos não autorizados foram resultado de ações irregulares que ele atribuiu a “quadrilhas montadas pelo governo passado”. A medida visa restaurar a justiça para os aposentados e pensionistas prejudicados.
Pontos principais do processo de devolução:
* A partir desta sexta-feira, 11, os aposentados já podem aderir ao acordo para receber os valores descontados indevidamente
* Os pagamentos começarão a ser efetuados a partir do dia 24 de julho
* Os valores serão devolvidos integralmente e corrigidos pela inflação, garantindo que os beneficiários não tenham prejuízos
“Todos que tiveram descontos sem autorização vão receber tudo o que foi roubado a partir do dia 24”, afirmou Lula durante o anúncio. O presidente também destacou que “o governo federal vai garantir justiça para aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos no INSS”.