IBGE registra menor taxa de desemprego com 5,8%

IBGE registra menor taxa de desemprego com 5,8%

Taxa de desocupação atinge 5,8% no trimestre encerrado em junho de 2025, menor índice desde o início da série histórica em 2012

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (31/7) que a taxa de desocupação no Brasil atingiu 5,8% no trimestre encerrado em junho de 2025, registrando o menor nível desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, iniciada em 2012.

A queda significativa representa uma redução de 1,2 ponto percentual em comparação ao trimestre anterior e de 1,1 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2024, evidenciando uma melhora consistente no mercado de trabalho brasileiro.

Recordes Históricos no Mercado de Trabalho

* O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado alcançou a marca histórica de 39 milhões de pessoas
* A taxa de participação na força de trabalho chegou a 62,4%
* O nível de ocupação atingiu 58,8%, igualando o recorde do trimestre encerrado em novembro de 2024
* O contingente de desalentados apresentou queda de 13,7% em relação ao trimestre anterior e 14% comparado ao mesmo período de 2024

Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, ressaltou a importância da expansão da ocupação para os resultados históricos: “O crescimento acentuado da população ocupada no trimestre influenciou vários recordes da série histórica, dentre eles a menor taxa de desocupação”.

A taxa composta de subutilização da força de trabalho, que engloba desocupados, subocupados por insuficiência de horas e a força de trabalho potencial, recuou para 14,4%, apresentando uma diminuição de 1,5 ponto percentual em relação ao trimestre anterior e 2,0 pontos percentuais comparado ao mesmo período de 2024.

Mais notícias no N3 news

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS