Hugo Motta alerta sobre tensão entre poderes em jantar com empresários

Hugo Motta alerta sobre tensão entre poderes em jantar com empresários

Em jantar com empresários, presidente da Câmara adverte sobre possíveis retaliações devido à judicialização do IOF pelo governo federal

Em um jantar realizado na residência de João Doria em São Paulo, o presidente da Câmara, Hugo Motta, manifestou preocupação com o crescente distanciamento entre o governo federal e o Legislativo, especialmente devido à questão da judicialização do IOF.

Durante o evento, que reuniu 65 empresários do setor produtivo, Motta alertou que a decisão do governo de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a constitucionalidade do PDL (projeto de decreto legislativo) que suspendeu o aumento do IOF pode resultar em um confronto entre poderes.

Pontos principais do pronunciamento e seus desdobramentos:

* Hugo Motta indicou que o Legislativo pode retaliar o governo pautando diversos PDLs na Câmara, lembrando que existem mais de 500 projetos tramitando na Casa e outros 80 no Senado

* Em seu discurso, o presidente da Câmara defendeu que o Brasil não suporta mais impostos e ressaltou a necessidade de controle fiscal, criticando a postura de um governo que gasta mais do que arrecada

* Motta enfatizou seu papel como presidente da Câmara em interpretar a vontade dos parlamentares e manter a independência da casa, destacando a sintonia entre Câmara e Senado

O evento contou com a presença de figuras importantes como o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles e o ex-governador Rodrigo Garcia. O prefeito Ricardo Nunes fez uma breve aparição de 10 minutos.

Nos bastidores, empresários presentes ao jantar avaliaram que o distanciamento entre Hugo Motta e o presidente Lula tende a aumentar, com alguns atribuindo essa tendência às próprias ações do governo federal. Motta, por sua vez, manifestou esperança de que o governo ainda possa propor medidas de corte de gastos.

A Advocacia Geral da União deve apresentar ação no STF questionando a constitucionalidade do PDL aprovado por ampla maioria na Câmara e no Senado, que suspendeu o aumento do IOF. Apesar das tensões, foi ressaltado que o PL de isenção para quem ganha até R$ 5 mil, relatado por Arthur Lira, será aprovado.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS