O mesa-tenista brasileiro Hugo Calderano, atual campeão da Copa do Mundo de tênis de mesa, anunciou que não poderá participar do torneio WTT U.S. Smash em Las Vegas devido a complicações com seu visto americano. O atleta, que também conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial de 2025, enfrentou obstáculos burocráticos inesperados relacionados a uma viagem anterior a Cuba.
O problema surgiu quando as autoridades norte-americanas informaram que Calderano não seria mais elegível para a isenção de visto concedida a cidadãos da União Europeia, mesmo possuindo passaporte português. A viagem que causou o impedimento foi realizada em 2023, quando o atleta participou de torneios internacionais e eliminatórias para as Olimpíadas de Paris 2024 em território cubano.
“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil”, explicou Hugo Calderano em comunicado em seu site.
O atleta de 29 anos demonstrou sua frustração com a situação: “É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos.”
O WTT U.S. Smash é considerado um dos principais eventos do calendário da World Table Tennis, organização criada pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) para gerenciar competições comerciais e aumentar a visibilidade do esporte, oferecendo premiações expressivas.