Haddad pede cautela sobre aumentos tarifários aplicados por Trump

Haddad pede cautela sobre aumentos tarifários aplicados por Trump

Ministro da Fazenda destaca necessidade de avaliar declarações do ex-presidente americano sobre possível aumento de 10% em tarifas para países do Brics

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou nesta terça-feira sobre as recentes declarações do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, referentes a possíveis aumentos tarifários. Haddad destacou a necessidade de cautela na interpretação dessas declarações, enfatizando o foco do Brasil em manter um diálogo técnico com as autoridades norte-americanas.

A discussão surgiu após Trump ameaçar impor uma tarifa adicional de 10% a países que ele considera alinhados às “políticas antiamericanas do Brics”. Em resposta, Haddad manteve uma postura diplomática e pragmática, ressaltando a importância das relações comerciais bilaterais.

“Tem um grau de incerteza nas falas, que precisam ser avaliadas com o tempo. Os prazos estão sendo prorrogados, depois tem muitas idas e vindas. Nós temos que aguardar. Tem uma comissão, tem uma equipe do presidente Lula sentada à mesa com o governo americano tratando do nosso acordo bilateral. Então nós estamos focados no trabalho técnico que está sendo feito por eles. Porque se nós formos levar em consideração o que está sendo dito, nós vamos nos perder num discurso que pode não conduzir ao melhor resultado para os dois países”, afirmou Haddad ao chegar ao Ministério da Fazenda.

O ministro também enfatizou que a América do Sul mantém uma balança comercial deficitária com os Estados Unidos e destacou que o Brasil não limita suas relações apenas ao Brics. “Nós não podemos, pelo tamanho da economia brasileira, prescindir dessas parcerias. Nós não podemos nos tornar apenas um bloco em comum. Nós temos relações com todos os blocos econômicos do planeta e assim vai continuar”, concluiu.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS