O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abrirá as inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2025 na próxima segunda-feira (14). Os interessados terão até às 23h59 do dia 18 de julho para se candidatar, gratuitamente, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O programa federal, que desde 2001 financia a graduação em instituições privadas de educação superior com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), disponibilizará 44.867 vagas neste segundo semestre. Para 2025, o Ministério da Educação (MEC) oferece um total de 112.168 vagas, tendo disponibilizado 67.301 no primeiro semestre.
* Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010
* Alcançar média aritmética igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas do Enem e não zerar a redação
* Possuir renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 4.554)
O edital estabelece que 50% das vagas serão destinadas ao Fies Social, nova modalidade. Para concorrer a estas vagas, os candidatos precisam:
* Ter inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico)
* Comprovar renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759)
* O programa oferece financiamento de até 100% dos encargos educacionais
* Inclui cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência
A classificação dos candidatos será realizada em ordem decrescente das notas obtidas no Enem, considerando o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. O processo terá uma chamada única, com resultado previsto para 29 de julho, e os não selecionados serão automaticamente incluídos na lista de espera.
Os grupos de preferência para classificação seguem a seguinte ordem: candidatos que não concluíram o ensino superior e não foram beneficiados pelo financiamento; beneficiados que não quitaram o financiamento; concluintes sem financiamento; e concluintes que quitaram o financiamento estudantil.
O Fies mantém seu compromisso com a promoção da inclusão educacional, oferecendo oportunidades de acesso ao ensino superior para estudantes que necessitam de apoio financeiro para custear seus estudos em instituições privadas.